
Os Sistemas Operacionais dos Telefones Celulares, funcionam de modo muito semelhante aos sistemas operacionais dos computadores. Eis aqui 2 exemplos. O Google por exemplo criou o Sistema Operacional aberto de grande sucesso, que esta disponível para quaisquer fabricantes de celulares no mundo; é o Sistema Operacional chamado Android, que hoje roda mais de 3 mil aplicativos, entre jogos, tocadores de música, localizadores do tipo GPS e outros e existe mais de 20 modelos de celulares de diversos fabricantes que já utilizam o Sistema Operacional Android. A cada dia, só para se ter uma idéia são ativados cerca de 200 000 mil celulares com esse Sistema Operacional Android em todo mundo.
Outros sistemas semelhantes e concorrentes ao Sistema Operacional Android, um deles é o Sistema exclusivo da Nokia, o Simbyar e o últimos deles é o da Microsoft que é o Sistema Windows Phone7 , que deverá ser adotado por outros que já usam a versão anterior do Windows que seriam no caso as outras marcas.
Para muitos especialistas os celulares estão evoluindo de uma maneira tão rápida e tão interessante que eles podem serem considerados já, um computador de mão, um hand hald ou um palm top.
Na prática isso significa uma muito maior versatilidade de funções e muito maiores aplicações que se torna multifuncional com um número maior de funções exercidas por esses celulares.